FACT

FACT Tables in Data Warehousing

Quais são os diferentes tipos de Tabelas FACT?

1. Tabela de transações
2. Tabela periódica de instantâneo
3. Acumulando a tabela de instantâneos

Tabelas de fato de transação informatica
Uma tabela transacional é a visão mais básica e fundamental das operações da empresa. Essas tabelas representam um evento que ocorreu em um momento instantâneo instantâneo. Uma linha existe na tabela para um determinado cliente ou produto somente se ocorrer um evento de transação. Por outro lado, um determinado cliente ou produto provavelmente está vinculado a várias linhas na tabela de fato porque, espero, o cliente ou produto esteja envolvido em mais de uma transação. Os dados de transação geralmente são estruturados bastante facilmente em uma estrutura dimensional. Os dados de nível mais baixo são os dados dimensional mais naturalmente, suportando análises que não podem ser feitas em dados resumidos. Infelizmente, mesmo com os dados do nível de transação, ainda existe uma classe inteira de questões comerciais urgentes que são impraticáveis ​​para responder usando apenas os detalhes da transação.

Tabelas de Fatos Instantâneos Periódicos
Instantâneos periódicos são necessários para ver o desempenho cumulativo do negócio em intervalos de tempo regulares e previsíveis. Ao contrário da tabela de factos da transação, onde carregamos uma linha para cada ocorrência de evento, com o instantâneo periódico, tiramos uma foto (daí a terminologia de instantâneo) da atividade no final de um dia, semana ou mês, então outra foto em o final do próximo período, e assim por diante. Por exemplo: Um resumo de desempenho de um vendedor em relação ao mês anterior.

Os instantâneos periódicos são empilhados consecutivamente na tabela. A tabela periódica de fatos instantâneos muitas vezes é o único local para recuperar facilmente uma visão regular, previsível e de tendência das principais métricas de desempenho do negócio. Normalmente, os instantâneos periódicos são mais complexos do que as transações individuais.

Vantagens: quando as transações correspondem a poucas receitas, podemos mover-se facilmente de transações individuais para um instantâneo diário, apenas adicionando as transações, como as tabelas de faturas deste capítulo. Nessa situação, o instantâneo periódico representa uma agregação da atividade transacional ocorrida durante um período de tempo. Nós provavelmente construiríamos o instantâneo diário apenas se precisássemos de uma tabela de resumo por motivos de desempenho.

Onde usar instantâneos?
Quando você usa seu cartão de crédito, você está gerando transações, mas a fonte primária de receita do cliente do cartão de crédito ocorre quando as taxas ou as cobranças são avaliadas. Nessa situação, não podemos confiar apenas em transações para analisar o desempenho da receita. Não só o rastreamento das transações levaria muito tempo, mas também a lógica necessária para interpretar o efeito de diferentes tipos de transações sobre receita ou lucro pode ser horrivelmente complicada. O instantâneo periódico novamente vem ao resgate para fornecer gerenciamento
com uma visão rápida e flexível da receita.

Acumulando tabelas de informações instantâneas
Este tipo de tabela é usado para mostrar a atividade de um processo que tenha um início e fim bem definidos, por exemplo, o processamento de uma ordem. Uma ordem passa por etapas específicas até que seja totalmente processada. À medida que os passos para cumprir a ordem são concluídos, a linha associada na tabela é atualizada.

A acumulação de instantâneos quase sempre tem vários selos de data, representando os principais eventos ou fases previsíveis que ocorrem ao longo de toda a vida. Muitas vezes, há uma coluna de data adicional que indica quando a linha de instantâneo foi atualizada pela última vez. Uma vez que muitas dessas datas não são conhecidas quando a linha é carregada pela primeira vez, devemos usar chaves de data de substituição para lidar com datas indefinidas.

Em contraste nítido com os outros tipos de tabelas, revisamos propositadamente a acumulação de linhas da tabela de fatos do instantâneo para atualizá-los. Ao contrário do instantâneo periódico, onde ficamos no instantâneo anterior, o instantâneo acumulado apenas reflete o status acumulado e métricas. Às vezes, acumulação e instantâneos periódicos funcionam em conjunto um com o outro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *